domingo, 19 de fevereiro de 2006

Por Que um Blog?

" No ar da nossa aldeia
Há rádio, cinema & televisão
Mas o sangue só corre nas veias
Por pura falta de opção

As aranhas não tecem suas teias
Por loucura ou por paixão
Se o sangue ainda corre nas veias
É por pura falta de opção

Você sabe, o que eu quero dizer não tá escrito nos out.doors
Por mais que a gente grite o silêncio é sempre maior

No céu, além de núvens
Há sexo, drogas & palavrões
As coisas mudam de nome
Mas continuam sendo religiões

Na dia-à-dia da nossa aldeia
Há infelizes enfartados de informação
As coisas mudam de nome
Mas continuam sendo o que sempre serão

Você sabe, o que eu quero dizer não tá escrito nos out.doors
Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior

No ar da nossa aldeia
Há mais do que poluição
Há poucos que já foram
E muitos que nunca serão

As aranhas não tecem suas teias
Por loucura ou por paixão
Se o sangue ainda corre nas veias
É por pura falta de opção

Você sabe, o que eu quero dizer não vale uma canção
Por mais que a gente cante, o silêncio é sempre maior

Você sabe, o que eu quero dizer não vale uma canção
Por pura falta de opção, púrpura é a cor do coração "
Além dos Out.Doors
(Gessinger)

(s.i.c.)















(avenida 2 de barão, às 7 da manhã de um sábado de agosto - e um belo out-door para estragar o canto da paisagem)

Vontade de postar associada a falta de assunto gera essa meta-discussões, por pura falta de opção! Essa música, bem como o primeiro CD inteiro da formação Gessinger, Licks e Maltz dos Engenheiros do Hawaii provavelmente renderão muito assunto aqui. E com todo o mérito possível. Essa música já antecipa a justificação que gostaria de dar ao nome do blog futuramente.

Ela retrata a angústia que a ilusão cotidiana nos traz. Essa auto-alienação do mercado como um todo, antecipando soluções e gerando professias auto-realizáveis. Compra e venda. É só disso que se trata a vida nas grandes cidades. Só tem espaço o que é rentável, e pela rentabilidade qualquer banda de esquina canta o que a gravadora sabe que vai dar sucesso. Não estou defendendo aquelas que integram o meu gosto musical -- muito pelo contrário, não sei nada para dizer a favor ou contra, mesmo porque letra conspiracionista também tem valor comercial. Mas é embasbacante como é fácil estabelecer uma moda hoje em dia. Como os gostos são modificados em uma decisão vertical, como uma rádio pára de usar um slogan com "rock" quando a coerência está no limiar de sumir -- quando vender exclusivamente uma tendência não parece ser mais lucrativo.

E que mentira é essa que chamamos de sociedade da informação? A enganação apenas ganhou muitos volumes e um aspecto enciclopédico, coluna semanal ou edição diária. O silêncio, esse monstro de tantos nomes e de todos os tempos, permanece e se fixa ENTRE nós, como sempre. O vislumbre de um mundo supostamente recém-ingressado em um período de transformações é manchete todos os anos. Então nada vale à pena? Muito pelo contrário. Estamos na mesma era de sempre, com todo um passado secular para aprender e todo um futuro milenar para por em prática. Tudo é apenas uma questão de interpretação.

E o que seria um blog senão mais espaço para fazer nada? Então, por que perder tempo com isso? Eu não leio blogs. E provavelmente só vou freqüentar algum que me dê possibilidade de uma boa discussão - não concordância. E eu realmente não veria utilidade nenhuma afinal, se já não tivesse provado a terapêutica de espiar a vida alheia por um flog; e, sem que a pessoa tivesse a mínimia idéia disso, tenha me ajudado a dar um passo que foi mais do que um pulo.

Vou falar das minhas besteiras, das minhas interpretações (até daquelas que abandonei), vou conspirar e talvez até me contradizer. Mas como já disse um filósofo, que vai bater muito cartão por aqui, é melhor ter uma opinião volúvel do que se admirar e propagandear sua própria inércia sobre o pensar. Quero tentar falar sobre o que não é rentável, não é manchete e não interessa ao pseudo-ceticismo dos nossos pseudo-intelectuais.

Mas eu não sou grande coisa também... quem sabe um dia...

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara seus posts são bons, mas se você puder diminuir eles seria uma boa! Ler tudo isso é muito foda, normalmente o pessoal entra em Blog/Flog quando estão com um pouco de tempo livre, não pra ficar lendo...lendo...lendo!
Resuma suas idéias em palavras que nem mesmo o mais burro dos homens vai deixar de entender, se isso acontecer diga a todos que você foi compreendido, por pelo menos um!