domingo, 31 de dezembro de 2006

E agora, Joseh?

Pensando em mais um ano acabando, olhei para os que vieram antes deste. Ultimo dia do ano eh sempre um dia pra estar perdido, mergulhado, as vezes sem perspectiva de que algo muito diferente possa vir no proximo ano. Eh como quando temos gripe e sentimos nosso corpo expressar a fadiga de tantas coisas que vinham nos atormentando nas ultimas semanas, e passamos mesmo a acreditar que foram essas coisas que nos fizeram gripar, e nao os descuidos com alimentacao, descanso e agasalho. Detesto gripes, mas acho que minha cabeça funciona muito melhor quando estou gripado.

Esperei 2005 sem saber pra que lado ir, o que fazer, mas certo que algo tinha que se mover. Nao estava gripado, mas absolutamente cansado de tudo. Se alguem me contasse ali o que estava por vir, acreditaria que era um "sonho lucido". Foi um ano de encarar o que devia ser feito, de permitir as coisas simples, de reencontrar velhos amigos, e em certos pontos de uma frenesi que me levou a beijar o chao (literalmente).

Em 2006 nao sabia o que esperar, e nem imaginava que algo muito diferente pudesse acontecer. Dessa vez estava gripado de verdade porque tinha tomado uma chuva de granizo e um banho quente quando cheguei em casa. Foi um ano que tentei aproveitar ao maximo, tanto que conheci meus limites em pouco tempo. Foram muitas festas, muitas madrugadas trabalhando, muitas conversas bestas pelas noites de todas as cidades que pude ir. Tentei ateh fazer academia 3 vezes por semana pela manha. No inicio tava conseguindo ir, logo tinha que dormir na sala pra conseguir acordar a tempo, depois dormia e perdia a hora, e por fim cheguei a estar acordado no horario por nao ter ido dormir ainda.

Quando jah estava conhecendo meus limites de trabalho na faculdade, um e-mail fugiu ao filtro que deveria ir e fiquei sabendo de uma oportunidade de intercambio pra Portugal. De tantas ideias doidas, de tantas coisas que persegui nesses tempos (algumas deveria ter perseguido mais, mas a eleiçao de cada dia impoe-nos limites severos), logo estava caprichando na carta de motivaçao e gastando tempo pra tirar uma foto legal pro curriculum. Aquela ideia me dividia, me fazia ter que escolher entre muitas coisas, e achei comigo mesmo que nao valia a pena, mas um dia chegou o resultado e eu soh tinha que dizer "sim". Todos que souberam pareciam mais decididos do que eu em dizer que eu deveria aceitar.

Hoje nao me arrependo da decisao que tomei. Tomaria de novo se fosse o caso. As vezes precisamos, como diriam os "arquitetos" de computador, "dar um flush no pipeline", i.e., procurar novas experiencias, reavaliar a direçao que estavamos tomando ateh entao. Vivi muita coisa nesses ultimos 3 meses que valeria por um ano inteiro, e ainda tenho 7 meses pra aproveitar tudo isso. Eh estranho pensar no dia da volta, em como vai ser voltar pra tudo que ficou, ou mesmo para a parte de tudo aquilo que nos serah possivel, porque nada para de mudar, nem aqui, nem lah.

Eu entro em 2007 pensando em coisas que quero alcançar, sabendo que atingi nesses ultimos anos muitas coisas que guardava comigo assim, e muitas outras pareciam tao certas que sumiram e faz parte da vida saber que elas nao vao acontecer mais. Todo inicio de ano se surpreenderia se soubesse como seria o fim. Meu desejo eh que isso aconteça de novo.

Meus votos (afinal, tenho que faze-los), eu jah sei desde pouco tempo que vim pra cah: conhecer SP tao bem quanto conheci Lisboa, e o Brasil tanto quando espero conhecer a Europa. Precisamos sair de algo pra saber o quao importante eh pra nohs... o Brasil, a Unicamp, todos que me sao caros, tudo isso tem um valor mais especial ainda agora.


Abbey Road ontem. A vida eh como ela. Sabemos o que queremos encontrar, que nunca vai ser como parecia antes de conseguir, mas que nada descreve o sentimentos quando atravessamos aquilo tudo. Vamos atravessar 2007!

4 comentários:

Anônimo disse...

Li tuduuu..hauhauha!!
Te desejo tudu de melhor em 2007, sempre torci pra vc em todos os seus sonhoss e continuo torcendu mto, pq vc merece ainda mais pelo seu esforço....
Amo vc manu...saudade aki em casaa!!
hauaha...eu tava com vc na chuva de granizo né...foi divertida!!!E fui eu q te dei bronca por tomar banho quente né mocinhu teimoso!!hhih
:**...e Feliz Ano Novo...

Anônimo disse...

Chegar no fim do ano e ver q a gnt aproveitou td q podia e naum tem um pingo d vontade d voltar atrás eh a melhor coisa! :]

Td d bom em 2007, tanto aí como aqui, no final do ano!
aproveita mtooo q uma viagem dessas parece valer mto mais do q simples meses fora de casa!

Adorei a clássica foto atravessando a Abbey!

enfim.. Feliz Ano Novoo! \o/

:*

Anônimo disse...

Ohhhhh já passou da hora de você atualizar isso aqui.

Feliz Ano Novo.

Anônimo disse...

Vc tem razão smurf, eu to no mesmo sentimento que você: de conhecer o Brasil, mas conhecer mesmo. As cidades , os lugares, mas também a cultura sua cultura... eu sinto vergonha de encontrar gente aqui que conhece mais sobre meu pais do que eu!
Abraço,