segunda-feira, 30 de abril de 2007

TIPPQNF v.8: Portugueses riem com LOL na internet

Ah, durante muito tempo isso me inconformou... você falar com a pessoa algo engraçado e receber um LOL de volta... pra alguém acostumado com respostas mais "expressivas", é uma frigidez completa isso! Mas com o tempo percebi que se tratava de um etnocentrismo meu, com uma óbvia resposta fono-língüística (aos leitores não acostumados com as TIPPQNF, esquecidas por alguns meses, não levem nada exatamente a sério por aqui, apesar que elas - as teorias - FUNCIONAM!).

No Brasil temos toda aquela "fauna"... o hahaha pro gargalhão, o HAHAHA quando quer se mostrar o peito estufado ainda, o hehe praquela risadinha quase morta, e aquela fantástica combinação pra gargalhada tosca: o uhauahuahuahua, também expresso como hauhauhauahuahua ou qualquer outra combinação das teclas H, A e U - se bem que há quem use mais teclas pra isso, em dialetos diversos do internetês tupiniquim. Ah, e não esquecemos os tímidos hihihi´s e rs´s! E também o não tão famoso mas existente kkkkkkk.

Então eu ficava aqui a ouvir o LOL vindo do internetês inglês e me inconformava que houvessem traduzido mouse pra rato mas usassem isso, e foi então que finalmente entendi o motivo ao ouvir alguém aqui falando em inglês (o inglês-comum de populações que não tem o inglês como língua nativa ensinam muito, bem como divertem... um brasileiro pode ganhar cervejas só por falar inglês pra portugueses ouvirem - experiência pessoal!). O cara pronunciou "how" algo como "AU", quer dizer, jogou o H fora, como se não existisse.

Naquele momento algo como que um túnel do tempo se abriu, voltei aos meus 6 anos lá no colégio de freiras no Sul de Minas, quando a "tia" dizia que o H não se pronunciava. Numa didática comédia, aprendemos as letras por outros nomes que não os próprios delas, e o H era o "mudinho". Mas parece que a teoria e a prática distanciaram bastante... Aqui, entretanto, não.

Então hahahaha aqui soa como a-a-a-a, o que parece você querer espirrar ao invés de gargalhar... Usar qualquer coisa com H já não dá (auhaauha parece latido por essa lógica). Resta então o kkkk... mas aqui a teoria e a prática ficaram mais coladas, como já disse, e o K oficialmente não existe no alfabeto convencional. Inclusive, chamam de "kapa" (bom, a letra grega e a que está no teclado acabam por se confundir aqui), e soa algo que estranho também... E se usássemos o R? rararara é quase que nem dizer arara várias vezes, precisa de R duplo nas sílabas depois da primeira, é complexo demais! O rs bem que calhava ainda, mas é muito neologístico para os padrões conservadores europeus, que prezam mais a norma do que os irmãos americanos.

Logo, acabamos de demonstrar por contradição exaustiva que não há alternativa para o LOL por cá (e que você pode mesmo parecer um cachorro se tentar rir com uhaahuhauhauh, de forma que é bom tomar cuidado!). Mais um dilema resolvido, mais um serviço prestado por este blog à comunidade!
LOL!
:D

3 comentários:

fernandofei disse...

to nem aih... eh huahuahuuauha mesmo huahuauauua....

viajante disse...

os franceses tambem riem com um lol, mas o s hispanofonicos riem com jajajajaja ou jejejeje ou ateh mesmo um jijijijiji

ou seja, vai de pais para pais

Alisson disse...

Tem uns franceses que fazem éhéhéhéh também.
Ah, e eu faço auehuaehuaheuaehuhe, com um "E". Dialeto do pia.