domingo, 26 de agosto de 2007

where´d you go -- uma pequena longa história

Where'd you go?
I miss you so,
Seems like it's been forever,
That you've been gone.

Eu lembro umas vezes, há muito tempo atrás, quando a gente chegava na casa do pessoal pra sair ainda pro Clube Mercado; naqueles tempos do vinho-em-casa,tequila-2-euros, e imperial-de-1. Essa maldiçãozinha depressiva começava a tocar na MTV e a TV era desligada. Nenhum sinal de casa...

Casa... o que é casa? Lá eu até sabia - um lugar com cama, que você dorme todas as noites (ou quase todas elas), constante, certo, decisivo, articulação de tudo. Agora, casa... 2 casas... como é maluca essa coisa de 2 casas! Amigos disjuntos então, nem se fala! Casa... cada vez mais uma coisa aqui dentro, talvez aqui mesmo nessas letras brancas perante o fundo preto, muito mais de que em qualquer parte física. Mais presente ainda em cada amigo, principalmente naqueles que você reencontra mundo afora, cozinhando ou dominó adentro.

O que tinha sido minha "casa" aos sábados à noite senão o Bairro Alto? E que imagem não vem à minha mente quando durmo cedo nessas vésperas de domingo senão a da estação do Parque em direção à Baixa/Chiado depois de uma vagarosa espera olhando aquela constelação de azuleijos letrados?

Engraçado como os círculos sociais pareciam pequenos em Lisboa, mas agora creio que - além de uma certa diferença no modo como as coisas se dão e em como é vagarosa a aproximação das pessoas - parte dessa impressão na verdade seja culpa da má-navegabilidade do hi5, ainda mais quando boa parte dos portugueses têm nomes similares, e ver um amigo "joão" do seu outro amigo com uma foto estranha e perfil confuso acaba sendo pouco informativo pra inferir se você conhece mesmo a pessoa...

Entretanto ontem, em meio ao deslocamento entre minhas duas atuais "casas", tentei enumerar as pessoas que fizeram a coisa ter valido a pena, e de repente os dedos começaram a faltar... às vezes não é transparente o tamanho de uma vida em um ano, em quantas coisas entram - ou poderiam ter entrado se resolvêssemos partir do zero em alguma parte... e como a gente se acostuma com tanta coisa! E quando você passa a ser a média de tanta coisa diferente, você já não tem nada de ninguém, e então contempla o seu lugar antes de tudo isso, e parece que estão faltando algumas peças nas redondezas para você encaixar perfeitamente, como bloco de Lego...

O Sol, que um dia resolveu se pôr só depois das 21, pra fuder com meu dia de voltar pra casa quando anoitece porque isso passou a ser tão tarde que nem super-mercado aberto eu encontrava mais; esse mesmo Sol agora faz uma falta desgraçada, e às vezes eu me pego pensando que não dá pra fazer certas coisas porque ainda seria dia claro, mas - droga! - não, não é, sussega e pondera que põe sempre às 18, hehe.

O Sol, o Bairro, agora esse comichão desgramado de querer falar inglês de vez em quando...

" Eu sofro ser eu através disto tudo como ter sede sem ser de água. "
(preciso dizer quem é o mesmo autor ainda!?)

Where'd you go?
I miss you so,
Seems like it's been forever,
That you've been gone.
Where'd you go?
I miss you so,
Seems like it's been forever,
That you've been gone,
Please come back home...
Please come back home...
Please come back home...
Please come back home...
Please come back home...

3 comentários:

viajante disse...

é loko esta emoção de se sentir sempre um estranho que necessita de um complemento que não é lá. Quem sabe um dia esta sensação desapareça ou se torne mais forte, se ela desaparecer, encontramos o lugar que será (ao menos pelo momento, nossa casa), se ela se tornar forte demais, significa que é chegado a hora de partir...

Mas pelo momento, Bob Marley tem me ajudado a sorrir e a ver as coisas boas da vida, os novos erasmus chegam em uma semana... pqp, 1 ano véio, um ano inteiro...

Unknown disse...

Ahhh....eu gosto da minha vida assimm!!!
E vc gostava tbm!!
Fala ingles comigooooooooooo...hehe
Saudadesss
bjubju

Alisson disse...

Oh! A nostalgia :) eu tenho saudades também de três casas minhas: chapecoh, unicamp e lyon . E daqui alguns meses ,serao quatro.
E pensando bem, uma das suas casas, Lisboa, foi minha também durante 9 dias! E quando vc descreveu o Chiado, Bairro Alto e o metro do Parque, eu fiquei com saudades também!
A outra casa que nos partiilhamos, a Unicamp, essa durante muito mais tempo, estou esperando ansioso que você poste sobre ela .