segunda-feira, 27 de novembro de 2006

TIPPQNF v.5: Da Vinci, Nietzsche, perspicácia e inventividade em 3 atos

Só tem foto nessa preula! Hoje vou divagar... sobre 3 idéias que já me vieram na cabeça, um dia certamente existirão e eu talvez seja lembrando por ter "chutado" isso bem antes. Da Vinci fazia o mesmo, então por que não? Mesmo que quase nunca exista mérito, mas no máximo indenização ou prêmio de consolação para aqueles que assim o fazem, antes isso do que o esquecimento.

As duas primeiras são tão bestas que vou ser direto. A terceira é meu "Emplastro Brás Cubas"!

Não há nada mais estúpido do que bater foto de grupos hoje em dia. O infeliz designado a dar cabo dessa tarefa precisa bater quase tantas fotos quanto existem pessoas à sua frente, pois em geral as pessoas são preguiçosas demais pra compartilhar as fotos depois. Aquele verdadeiro conjunto de pulseiras com máquinas como contas é um verdadeiro incômodo, bem como o mau jeito das posições e a cãimbra do sorriso prolongado pra mostrar aquele dente por vezes com um pedacinho de couve no vão, mas feliz na foto. POR QUE RAIOS NÃO EXISTE BLUETOOTH ENTRE AS MÁQUINAS DIGITAIS AINDA? Oras! Bate-se a foto em uma delas, e todas as outras captam o arquivo via wireless!

Em segundo lugar (e essa é pra pegar!), saber quais são as pessoas de sua agenda de contatos no celular que estão mais próximas (e a distância com relação a elas). Pode parecer besta, mas estar em um lugar cheio de gente tomando chuva sozinho não é tão legal quanto em grupo. E ontem eu descubro que eu não era o único que estava perambulando solitariamente no sábado pela Praça do Comércio. Claramente, existe o problema de não querer ser localizado, mas isso pode ser resolvido através de permissões para ser visto por alguns ou mesmo por todos em algumas opotunidades (como o status invisível que eu detesto no MSN porque ele insiste comigo que a pessoa está offline quando ela não está). Caro? Só colocar um GPS no celular (e já tem até filmadora lá dentro mesmo...).

Por fim, uma idéia já semi-implementada, mas que facilitaria muito a vida seu formalmente aplicada. Lendo Nietzsche, uma vez ele falava sobre (mas aquele puto maconheiro dá voltas e voltas e você nunca sabe o que ele quer afinal... vai ver nada!) a sociedade no futuro, e sobre a necessidade do ser humano em espaços para pensar, espaços não comerciais. E, se você parar pra pensar, isso faz falta: afinal, as pessoas se sentem tão bem em uma instituição de ensino ou religiosa, creio eu, porque é onde podem encontrar uma "pausa" para o contínuo comercial de suas vidas tão azucrinadas por valores, preços, "jogos" e trocas. Esse assunto mereceria destaque no dia que eu finalmente falasse sobre o título do blog... quem sabe um dia esse dia chegue, hehe.

Mas então: não precisaria realmente ser algo não-comercial, mas eu acho que devemos olhar as cidades como aqueles joguinhos que projetávamos nas aulas de circuitos lógicos e usavam um gerador pseudo-aleatório (GPA) de números pra que fosse diferente a cada vez (e tivesse alguma diversão). Cada cidade deveria ter o seu GPE: Gerador de Possibilidades Esdrúxulas! A idéia é simples: a felicidade dos habitantes depende de suas oportunidades de convívio, e muitas vezes tudo o que mais queremos é "uma desculpa esfarrapada", como dizem no show do Teatro Mágico, pra encontrar as pessoas certas em um ambiente melhor do que uma balada tosca com música ruim e bebida que não acaba.

Santo André, por exemplo, tem um GPE em algum lugar, criando programações para o Parque Central, o Duque de Caxias e aquela concha acústica no centro. É simples assim... as pessoas sentem falta disso. Não é pela cultura, pela apreciação, mas pela união cada vez mais remota em lugares que cada vez mais se oprimem em comércio.

Isso é algo besta, mas é sério (mesmo esquecendo o GPE por instantes): você consegue pensar um dia não comercial na sua vida? Um dia sem gastar nada, um dia sem ganhar nada, um dia pra sentir os outros, ou pra sentir a si mesmo? Quanto mais eu penso, mais eu acho que esses dias estão cada vez mais escassos!

6 comentários:

Anônimo disse...

Você esta fumando maconha aí em Portugal?
Que raio de conversa maluca é essa? Não tem um sentido logico pra isso que você esta falando.
Me explica o que o fato de você estar caminhando tomando chuva na praça em Portugal tem a ver com a agenda cultural de Santo André.

Que coisa mais fumada...

smurf disse...

Na verdade são idéias distintas... vc está misturando a segunda proposta (GPS no celular) com o GPE. O GPE é a solução pra falta de oportunidades de aproveitar os seres humanos que nos rodeiam.

Fumado? Os amigos de Da Vinci deviam falar o mesmo pra ele, ahuahhua.

Kaqui disse...

Eu quero câmera com bluetooth!!! Por enquanto só se for câmera de celular, neh (telemóóóóóvel :P).
Mas poxa... minha máquina ainda tá tão novinha... Esse consumismo... :P

Anônimo disse...

Oiê!!! Nossa, primeira vez q eu comento aki... q coisa bizarra...

"Você pode usar algumas tags de HTML, como ... "

Eu heim??? Q bixo eh esse sô???

Eu naum sou computeira, num sei nem o q eh tag...

hum... teste

*Leiga no assunto, tentei um teste, mas olha no q deu:Seu HTML não pode ser aceito: Tag is not closed: XP

Nhá, enfim... eu acho q ia comentar outra coisa, mas esse negócio realmente me chamou a atenção...

Acho q eu diria algo do tipo, "post interessante, seria legal discutir as suas idéias, mas vc me abandonou, né!? Viagens sozinha Campinas-Santo André tbm são mto chatas, viu!!!!"

Eh, acho q +ou- isso...

Té+
bjinhus

Anônimo disse...

Q troço chato... nem deixou eu publicar o "ctrl c + ctrl v" do negócio acima...

Num gostei!!!!! XP

Anônimo disse...

Vamos por partes...

Sobre as fotos em grupo, ÓTIMA idéia! Pq, embora seja prático compartilhar fotos digitais, a gnt sempre esquece d mandar ou nunca recebe a tal foto...

A idéia do GPS eu gostei, apesar de cara. Só q eh um apego mto forte à internet.. ficamos mal acostumados com a idéia de saber quem está online, disponível, etc etc.. e queremos ter isso na "vida real" tb. Seria mto bom, mas acho um pouco de neurose, de medo de ficar sozinho.. cria uma dependência estranha c/ os outros.. enfim, viajandooo!

E, por último, sobre o dia não comercial... Acho q só depende da gente, sério msm! Saber quando devemos separar o mundinho material das sensações boas q podemos experimentar sem essas coisas físicas ou q dependam d dinheiro :]

Escrevi demais.. acho q tô empolgada c/ minha monografia e descambei a falar aqui tb! hehehe


Beeeijo moço!! :**