sábado, 26 de maio de 2007

Musée d´Orsay

Pois é... o MAC durou poucos meses como melhor museu já visitado, levou uma pancada forte do Picasso de Paris, mas foi mesmo o d´Orsay que levou a melhor logo em seguida. As fotos são da minha viagem de dezembro, o que se repara pelas árvores no exterior.

A fila era uma coisa meio absurda, com um frio maluco daqueles de não tirar a luva, mas a única diversão além de contemplar os animais gigantescos e todos os japoneses falando engraçado era escrevendo cartão postal, já que essa foi uma etapa solitária dos meus mochilões (viajar sozinho tem lá suas vantagens... um dia, quem sabe, paro pra falar delas aqui).

Entrada do d´Orsay.
Basicamente, é arte do século XIX, um período de um centenário que não lembro exatamente como estava delimitado.
Da outra ponta do edifício, dando pra ver o relógio da entrada.
As estátuas no corredor central sob a abóbada eram fantásticas.
Também de um sensualismo que nunca havia visto tão expressivamente antes.



Davi com a cabeça de Golias... trocentas alegorias a esta e outras cenas bíblicas em vários museus que fui me levam a considerar seriamente mais uma vez tentar ler a Bíblia um dia.
Um pouco de surreal também...
E no fim do corredor, pra quebrar o branco e preto padrão, juntamente com o "europomorfismo"...
Essa era fantástica, mas as fotos ficaram ruins. Um americano, um asiático e um africano retratando a exploração dos povos. Havia uma corrente atada à canela do africano.
O americano.
A corrente.
Representava um sentimento, mas não lembro exatamente qual...
Mais surreal...
E fonte de inspiração capitalista!
(Ahn... tinha uns Rodin, mas não me agradou, hehe)
(Btw, O Tocador de Pifáro também estava lá, mas tá muito batido e nem vou por aqui)

...
...
...
Detalhe do anjo da morte chegando (acho que era isso que era...)
Esse é famosão...
Bucolismo do caralho...
...
...
...
Famosíssimo... A Origem do Mundo.
Acho que fiquei mais "ó" de ver esse pessoalmente do que a Monalisa naquele salão abarrotado de curioso tentando bater foto escondido no Louvre.
Não lembro se era Seurat, mas o Seurat era tipo assim, e fiquei fã dele.
"Solidão"...
... "no inverno fica tarde mais cedo" (EngHaw)
...
Van Gogh pra ser feliz...

E esse aqui mais do fim do período da exposição...

Um comentário:

Unknown disse...

Ameii esse museu...deu pra mostrar bastante nas fotos!!
Bjuuussss